Você conhece os seus provérbios prediletos? Eles são a prova de que em muitos casos é preciso buscar uma tradução equivalente devido às diferenças culturais e não fazer uma tradução literal para que a frase faça sentido. Use sua Poker Face e cuidado com o desafio Bad Luck! Ao ganhar diga: Lucky me!
Jogadores: 2-5 | Nível: Todos os Níveis (Básico na Variação 1, Intermediário ou Avançado)
Contém:
50 cartas, sendo 10 de cada naipe (Trevo, Estrela, Pimenta, Ferradura e Olho Grego) e 1 Manual de Instruções.
Preparando o jogo:
Todas as cartas são distribuídas entre os jogadores. As cartas que sobrarem ficam fora da rodada.
Vamos começar:
O primeiro jogador descarta uma de suas cartas com a face virada para baixo e fala em voz alta e em inglês qual é o provérbio da carta. Pode falar o provérbio da carta ou qualquer outro que conheça. Prepare sua Poker Face (cara de vaso), porque se o próximo jogador (ou qualquer outro, conforme acordado previamente) achar que não é o provérbio da carta poderá desafiar você falando BAD LUCK e você terá que revelar a carta. Se você estiver falando a verdade, o jogador que o desafiou deverá pegar todas as cartas da mesa, se você estiver blefando, você quem deverá pegar todas as cartas. O provérbio pode ser dito em PORTUGUÊS ou INGLÊS conforme combinado previamente dependendo do nível de conhecimento do idioma inglês dos jogadores.
Objetivo:
Ganha quem se livrar de todas as cartas primeiro blefando provérbios em português equivalentes ou não a carte de descarte.
VARIAÇÕES:
1. Ganha o jogo quem tiver a combinação mais valiosa. Cada jogador recebe 5 cartas. Cada um, na sua vez, pode trocar, opcionalmente, até 2 cartas com outras 2 do monte. Após todos trocarem suas cartas, revelam suas combinações para ver quem será o grande vencedor. Cinco naipes iguais ganham de 4, que ganham de 3, e assim sucessivamente. Se houver empate, soma-se os pontos das cartas.
2. Em um empate, em vez de considerar os pontos, é possível considerar os naipes em primeiro lugar, do mais para o menos valioso seguindo esta ordem: Trevo (mais), Estrela, Pimenta, Ferradura e Olho (menos).
3. Todas as cartas são distribuídas entre todos os jogadores. O primeiro jogador descarta uma carta e define o naipe ou valor numérico que deverá ser seguido, o próximo joga seguindo a regra, e assim por diante. Ao jogar 1 carta, todos deverão ler o provérbio em voz alta. Quando alguém não tiver uma carta para jogar deve dizer, BAD LUCK e passa a vez. Ganha quem se livrar de todas as cartas primeiro. Ao jogar a última carta, o jogador deverá dizer LUCKY ME, se esquecer, deverá pegar as últimas 3 cartas descartadas e a partida continua.
É divertido, é educativo, é BOC!